Laboratório Santa Paula

Biologia molecular: Conheça nossos exames que permitem analisar o material genético

  • 25/11/2022

O Laboratório Santa Paula oferece uma série de exames que possibilitam o diagnóstico de doenças e a identificação de formas mais adequadas de tratamento, por meio de análises clínicas de biologia molecular.

O termo “diagnóstico molecular” se refere aos exames utilizados para identificar uma doença ou a predisposição para o seu desenvolvimento. Para isso, é feita a análise do DNA (ácido desoxirribonucleico), do RNA (ácido ribonucleico) ou de suas proteínas, tanto em seres humanos quanto em microrganismos (no caso de infecções), em busca de anomalias genéticas.

A análise do DNA ou do RNA para detectar alterações que justifiquem a ocorrência de determinado quadro clínico pode ser feita por técnicas de genética molecular. Tendo em vista que é cada vez maior o número de condições que podem ser diagnosticadas desta forma, aumentam também as possibilidades de seu uso na clínica.

Por exemplo, estima-se que cerca de 30% a 40% dos pacientes com depressão não apresentam uma resposta satisfatória ao tratamento medicamentoso inicial. Nesse contexto e com o objetivo de auxiliar o médico na escolha terapêutica em doenças relacionadas à saúde mental, é recomendado realizar um exame conhecido como painel farmacogenético.

A farmacogenômica clínica é uma área que aplica o estudo genético na predição de resposta a determinados medicamentos. Para cada substância, há uma variação na capacidade individual de metabolização, ou seja, na forma como cada pessoa a processa e elimina. Esse perfil metabolizador está relacionado a variações em determinados genes.

O painel farmacogenético estuda justamente essa relação e, portanto, auxilia o médico na escolha do tipo de medicamento e da dose mais efetiva para cada paciente, possibilitando um tratamento personalizado, com maior eficácia.

Vale ponderar que outros fatores herdados ou ambientais podem também influenciar na forma como esses medicamentos são metabolizados pelo indivíduo. Assim, as informações obtidas pelo painel farmacogenético devem ser interpretadas em conjunto com outros dados.

Clique aqui para conhecer os exames de biologia molecular oferecidos atualmente pelo Laboratório Santa Paula, e conte conosco!

Com informações de Fleury Medicina e Saúde