Laboratório Santa Paula

Institucional

Notícias

Exames

Unidades

Fale conosco

Trabalhe conosco

Junho Lilás: Lembramos a importância de realizar o teste do pezinho em seu bebê, e explicamos o que é o teste da bochechinha

  • 08/06/2022

Junho é o mês de conscientização sobre a importância de realizar o Teste do Pezinho. O exame deve ser feito a partir do terceiro dia de vida do bebê. Trata-se de um exame fundamental para a saúde da criança e o diagnóstico e o tratamento precoce de doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas que podem causar deficiência intelectual, entre outros danos, se não tratadas desde os primeiros dias de vida.

Além do Teste do Pezinho, recomenda-se a realização do Teste da Bochechinha, exame que detecta até 340 doenças, sem causar desconforto, nem dores para o bebê no momento da coleta.

Por se tratar de um teste que analisa o DNA, esse exame pode ser feito a qualquer momento a partir do nascimento do bebê, idealmente antes de completar 1 ano de vida. Algumas das doenças verificadas com o teste se manifestam bem cedo. Por isso, quanto antes for realizado o exame, maiores são os benefícios para o bebê.

No teste da bochechinha são analisados mais de 340 genes que podem causar doenças raras, de manifestação precoce e com tratamento disponível. Entre essas se encontram erros de metabolismo, doenças neurológicas, imunológicas, hematológicas, endócrinas, renais, hepáticas, gastrointestinais e esqueléticas. O exame também é recomendado para identificar doenças raras em bebês assintomáticos, de forma preventiva.

É importante destacar, no entanto, que o Teste da Bochechinha não exclui a necessidade de realizar também o Teste do Pezinho. São exames complementares.

Para mais informações, consulte sua médica, seu médico pediatra de confiança, e conte sempre com nossos serviços.

× Como posso te ajudar?