Laboratório Santa Paula

Novembro Azul: Mês de luta contra o câncer de próstata

  • 09/11/2022

Novembro Azul é momento para lembrar que todo homem deve fazer uma avaliação clínica da próstata e realizar exames preventivos anualmente

Entre 1980 e 1990, houve um aumento de 65% nos casos identificados de câncer de próstata. Isso ocorreu, muito provavelmente, por causa dos avanços nos métodos diagnósticos.

80% dos casos de câncer de próstata são detectados em homens com mais de 65 anos. Além disso, vale destacar: é possível que a sua incidência cresça com a elevação da expectativa de vida da população brasileira, que hoje já é superior a 70 anos.

De que forma se cuidar neste novembro azul?

A partir dos 50 anos, todo homem deve procurar um médico urologista anualmente para fazer uma avaliação clínica da próstata. Isso vale para todos os homens, ainda que estejam se sentindo bem e não tenham histórico de câncer na família.

Essa avaliação consiste no toque retal, dada a proximidade da próstata com o reto. Sobre este exame, vale destacar que é indolor e permite ao médico identificar possíveis lesões na região. Além disso, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que, nessa faixa etária, todo homem realize anualmente exames laboratoriais indicados pelo seu médico. Entre eles, está o exame de sangue para dosar o Antígeno Prostático Específico (PSA). Pois, essa substância, quando apresentada em níveis aumentados no organismo masculino, pode indicar problemas prostáticos.

Novembro azul: e quem tem histórico de câncer na família?

Para homens com antecedentes familiares de câncer de próstata, a prevenção deve começar mais cedo, aos 40 anos. Nesse sentido, os cuidados preventivos devem incluir avaliação clínica e dosagem de PSA do sangue, anualmente. O mesmo vale para homens negros, grupo em que há uma incidência 37% maior do câncer de próstata.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Dor e dificuldade para urinar podem ser sinais da doença. Pois, a maioria desses sintomas decorre do aumento da próstata que, via de regra, está relacionado a alterações benignas. Porém, é importante salientar que o câncer de próstata em fase inicial não apresenta sintomas. Por outro lado, no início, a doença apresenta altas chances de cura. Por isso, é muito importante fazer a avaliação anual com exame clínico e dosagem de PSA.

Preparação para o exame

É importante observar as seguintes condições antes da coleta de sangue para a dosagem de PSA:

  • Nos 30 dias imediatamente anteriores à coleta, não ter realizado biópsia de próstata;
  • Nos 21 dias imediatamente anteriores à coleta, não ter realizado estudo urodinâmico;
  • Nos 15 dias imediatamente anteriores à coleta, não ter realizado colonoscopia ou retossigmoidoscopia;
  • Nos 7 dias imediatamente anteriores à coleta, não ter realizado US transretal;
  • Nas últimas 72 horas antes da coleta, não ter feito uso de supositórios, sondagem retal ou toque retal;
  • Nas últimas 48 horas antes da coleta, não ter ejaculado, praticado equitação (cavalgado) ou realizado exercício em bicicleta, seja ergométrica, ou não;
  • No dia da coleta, observar o jejum mínimo de 3 horas.

Desse modo, fica a dica: visite regularmente seu médico, ou sua médica, e conte conosco!

Temos unidades nas cidades de Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo e Manduri, no estado de São Paulo. Confira os endereços e horários de funcionamento!

>> Agende seu exame!