Laboratório Santa Paula

Qual o valor nutricional dos alimentos das festas juninas?

  • 24/06/2022

Hoje (24 de junho) é dia de São João, data que motiva a realização de festas juninas por todo o Brasil.

As festas juninas são parte essencial da cultura do país, pois além de revelarem elementos de nossa história e identidade, valorizam diversos componentes culturais, como a gastronomia popular.

As festas juninas tiveram início antes mesmo da era Cristã, realizadas no hemisfério norte para celebrar o solstício de verão. A festa pagã foi incorporada e disseminada pela Igreja Católica, e chegou ao Brasil pelos portugueses. Inicialmente, eram conhecidas como “festas joaninas” e, com o tempo, passaram a ser chamadas “juninas”.

No entanto, há registros de que, antes da chegada dos portugueses, indígenas brasileiros já realizavam em junho celebrações ligadas à agricultura, com danças típicas e muita comida.

As festas juninas europeias do século XVI eram regadas a alimentos à base de trigo e outros cereais. Já no Brasil, as receitas contam com ingredientes colhidos no período do inverno brasileiro, como o milho e o pinhão.

Além de saborosos, será que esses alimentos fazem bem para a saúde? A seguir, apresentamos algumas informações úteis sobre o valor nutricional dessas delícias. Confira e curta as festanças do fim de semana, sem culpa e com moderação!

 

Pipoca

Feita com o grão de milho, a pipoca é muito saudável. Sua casca é rica em fibras que ajudam no funcionamento do intestino e provocam sensação de saciedade. A pipoca contém vitamina A e C, potássio, ferro e doses altas de antioxidantes, que protegem as células do nosso organismo e oferecem inúmeros benefícios para a saúde.

Pinhão

Alimento rico em amido que contém vitaminas do complexo B, bem como vitamina C, cálcio, fósforo, fibras e proteínas. Possui também ômega 6 e ômega 9 e, por ser fonte de potássio, auxilia no controle da pressão arterial.

Arroz doce

Feito com arroz, leite e açúcar, é um doce rico em carboidratos que fornecem energia, além de nutrientes como vitaminas A, B12, D, cálcio, fósforo, proteínas e magnésio, presentes no leite, que aumentam a resistência óssea. Quando leva cravo e canela, o arroz doce pode auxiliar na diminuição do índice glicêmico do organismo. No entanto, o consumo deve ser moderado por conta do açúcar e do alto teor calórico presentes no alimento.

Milho cozido

O milho é rico em carboidratos e fibras. Além disso, contém vitaminas B1 e B2, assim como minerais, que contribuem para a saúde dos ossos. Também está presente no alimento a vitamina E, de ação antioxidante, que combate os radicais livres, prevenindo contra o câncer e retardando o envelhecimento.

Amendoim

O amendoim é rico em gorduras poli-insaturadas que auxiliam no controle e no tratamento do colesterol e de triglicérides. É fonte de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio e ferro e de proteínas e antioxidantes como a vitamina E, o zinco, o fósforo e o manganês que previnem doenças cardíacas e retardam o envelhecimento precoce da pele. É recomendado consumir o amendoim torrado e com pouco sal.

Batata doce

A batata doce assada tem um índice glicêmico baixo e libera pouca insulina (hormônio relacionado ao acúmulo de gordura corporal). É rica em vitamina C e betacaroteno, antioxidantes que evitam o envelhecimento das células e diversos tipos de câncer.

Mandioca

Cozida, assada ou como ingrediente de outro prato, a mandioca está bastante presente nas festas juninas. O alimento é fonte de vitaminas do complexo B e de potássio. Oferece também altos níveis de fibras e amidos, promovendo sensação de saciedade.

Abóbora

A abóbora cozida possui vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e E, além do betacaroteno. Seu consumo ajuda na prevenção contra câncer, doenças do coração e derrame. Além disso, contêm carotenóides, substâncias que se convertem em vitamina A no organismo, protegendo as células de danos oxidativos e reduzindo o risco de algumas doenças crônicas. No entanto, o doce de abóbora é feito com grande quantidade de açúcar e, por isso, deve ser consumido com moderação.

Com informações de Alimentação em Foco e Exame.