Câncer colorretal: esta é uma das principais causas de morte por câncer no Brasil e no mundo. Sobre esse tema, o mês de março é um momento de conscientização com relação à importância dos exames preventivos para garantir o diagnóstico precoce e a cura dessa doença. Assim, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção, o Março Azul Marinho traz à tona a relevância de realizar exames periódicos e adotar hábitos de vida saudáveis.
A doença afeta o cólon e o reto, que são órgãos do sistema digestivo. Logo, é muito importante se atentar para os sinais da doença. Esses sintomas são: dor abdominal persistente, alteração nos hábitos intestinais, sangramento nas fezes e perda de peso inexplicada. O diagnóstico precoce aumenta as chances de tratamento eficaz e cura. Por isso, é fundamental realizar exames preventivos e visitar regularmente seu médico.
Detectar precocemente a doença é a chave para reduzir seus impactos. Por isso, realizar exames preventivos e visitar regularmente seu médico é fundamental. Outro ponto importante é que os testes preventivos devem ser realizados a partir dos 50 anos de idade, ou antes, caso haja histórico familiar de câncer colorretal. Os exames mais comuns incluem:
– Colonoscopia: esse é o exame mais eficaz para detectar alterações no cólon e reto. Isso porque, durante a colonoscopia, é possível identificar pólipos, que podem ser removidos antes de se transformarem em câncer.
– Exame de sangue oculto nas fezes (ESOF): o teste pode indicar a presença de sangue nas fezes. Esse é um indício importante, pois um dos sintomas do câncer colorretal é o sangramento.
Além dos exames, adotar hábitos de vida saudáveis contribui para a prevenção. Também é preciso seguir uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco, e manter o peso adequado. Assim você reduz os riscos de desenvolver essa e outras doenças.
Como você pode ver, durante o Março Azul Marinho, a mensagem é clara: a prevenção é o melhor caminho. Nesse sentido, a campanha destaca que a realização de exames preventivos pode salvar vidas. Também reforça que um diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento eficaz.
Converse com seu médico, mantenha os exames em dia e compartilhe essa informação com amigos e familiares.
Cuide-se! Pois, a prevenção é a melhor forma de enfrentar o câncer colorretal!
Leia também: Março Lilás: A Importância da Prevenção no Combate ao Câncer de Colo do Útero