Laboratório Santa Paula

Institucional

Notícias

Exames

Unidades

Fale conosco

Trabalhe conosco

Dia Mundial de Combate ao Câncer: Saiba por que a prevenção e o diagnóstico precoce são tão importantes

  • 20/04/2022

Hoje, 8 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data criada pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) para sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a prevenção e o enfrentamento da doença.

Evitar a doença apenas é possível a partir de medidas de prevenção, que estão relacionadas a hábitos e estilo de vida saudáveis, como seguir uma dieta balanceada e saudável, praticar exercícios físicos regularmente, manter-se com peso adequado e não fumar, nem consumir bebidas alcóolicas.

De acordo com o Ministério da Saúde, frutas, legumes, verduras e cereais integrais, por exemplo, são alimentos que ajudam na prevenção do câncer, quando incluídos em uma dieta variada e equilibrada. Uma boa alimentação, somada à prática regular de exercícios físicos, contribui para o bom funcionamento do organismo, e também para evitar um fator de risco importante para o câncer: a obesidade.

Parar de fumar (ou nem começar) é outro elemento fundamental na prevenção da doença, pois o fumo libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que implicam em fatores de risco para o câncer em cavidade oral, laringe, faringe, esôfago e mama. Também é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas que, em qualquer quantidade, aumentam o risco de câncer.

No caso das mulheres, devem ser seguidos cuidados adicionais para a prevenção de cânceres ginecológicos. Para evitar o câncer de colo de útero, por exemplo, meninas de 9 a 13 anos devem se vacinar contra o HPV e, para todas as idades, é indicada a realização periódica do exame Papanicolau. Já o câncer de mama pode ser diagnosticado precocemente com consultas e visitas regulares a profissionais ginecologistas. Vale lembrar também que mulheres acima de 40 anos devem realizar a mamografia periodicamente.

Consulte sua médica, seu médico de confiança com regularidade e, sob orientação de tais profissionais, realize também, de maneira periódica, alguns exames laboratoriais preventivos. Esses exames, sem dúvida, contribuem para identificar antecipadamente alterações e sinais de ocorrência do câncer, possibilitando o tratamento adequado e oportuno dessa doença tão grave que, infelizmente, afeta tantas pessoas em todo o mundo.

Com informações do nosso parceiro Roche.

× Como posso te ajudar?