Laboratório Santa Paula

Dia Mundial de Combate ao Stress: 5 dicas para se manter longe deste problema

  • 26/09/2022

No contexto do Dia Mundial de Combate ao Stress, comemorado no dia 23 de setembro, compartilhamos algumas dicas que te ajudarão a manter o equilíbrio emocional e ter mais qualidade de vida.

Segundo informações do site Tua Saúde, o stress pode causar sintomas físicos e psicológicos, como sensação de falta de ar, pressão no peito, tremores e pensamentos negativos, o que pode afetar o dia a dia da pessoa que tem esse problema, aumentando o risco de que desenvolva doenças.

A seguir, compartilhamos algumas dicas para o combate ao stress:

1. Praticar exercícios

Apenas 30 minutos diários de exercícios físicos podem trazer muitos benefícios para as emoções, especialmente porque favorecem a diminuição da quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao stress, e liberam endorfinas que promovem o bem-estar.

É recomendável praticar exercícios aeróbicos e relaxantes, como caminhadas, passeios de bicicleta, pilates, yoga, ou mesmo, atividades não competitivas e realizadas em academias de ginástica, com o acompanhamento de uma pessoa profissional de educação física.

2. Ter uma alimentação saudável e utilizar calmantes naturais

Banana, nozes e amendoim são alguns dos alimentos que promovem o bem-estar físico.
Os alimentos ricos em ômega 3, como salmão, truta e sementes de chia, também são excelentes opções porque melhoram o funcionamento do sistema nervoso.

Além disso, existem remédios naturais à base de plantas medicinais que podem ser úteis para acalmar o sistema nervoso. Alguns exemplos são as cápsulas de valeriana ou maracujina e os chás de lavanda ou camomila, que podem ajudar a ter uma noite de sono reparador. Pingar duas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro também pode te auxiliar a dormir com mais facilidade e tranquilidade.

3. Descansar

O cansaço físico e mental é um dos principais desencadeantes do stress e da ansiedade. Dormir bem e aproveitar os fins de semana para relaxar e descansar são medidas fundamentais para evitar o stress. Tirar férias, fazer uma sessão de massagem e, se possível, realizar uma viagem ou um passeio diferente, também podem te ajudar a relaxar ou diminuir as tensões psicológicas e musculares.

4. Fazer terapia

Pode ser uma boa ideia procurar apoio de psicoterapeutas quando achar que não consegue vencer seus problemas emocionais sozinho. Estas/es profissionais são fundamentais para o autoconhecimento e a solução das causas de problemas psicológicos e emocionais.

5. Administrar melhor o tempo e priorizar a própria saúde

Outra estratégia importante de combate ao stress é administrar melhor o tempo, definindo tarefas, objetivos e prioridades. Esse melhor planejamento pode evitar sintomas de stress e ansiedade, como dores de cabeça frequentes, cansaço e desânimo.

No entanto, se esses e outros sintomas persistirem, consulte sua médica/seu médico, ou um psicólogo, ou psicóloga.

Tire também um tempo para periodicamente realizar um check up laboratorial, e ter certeza de que está tudo bem com sua saúde e seu organismo.

Sempre que necessário, conte conosco! Veja aqui mais informações sobre nosso check up laboratorial para homens e mulheres, a preços promocionais.