O hemograma completo é o exame de sangue que avalia as células que compõem o sangue. Por exemplo, os leucócitos ou glóbulos brancos, e as hemácias, ou glóbulos vermelhos. O hemograma também identifica alterações nas plaquetas, como o seu aumento ou diminuição.
Desse modo, o exame permite acompanhar situações que possam comprometer o bom funcionamento da medula óssea, como durante a quimioterapia, por exemplo.
Além disso, o hemograma é útil para acompanhar casos de dengue e doenças crônicas que podem provocar complicações. Por exemplo: anemia, insuficiência renal, artrite reumatoide, insuficiência cardíaca ou doenças pulmonares, entre outras.
Para realizar este exame, o laboratório clínico utiliza a análise de uma amostra de sangue. Quando apresenta alterações, o resultado do hemograma pode indicar a presença de anemia, inflamações, infecções e doenças. Por exemplo, linfoma ou leucemia, são doenças que o hemograma completo pode identificar, entre outras enfermidades.
Entretanto, é importante sempre consultar um médico especialista ou clínico geral para avaliar se há necessidade de fazer o hemograma. Pois, é preciso considerar o histórico do paciente e o resultado de outros exames que o médico possa solicitar, a depender do caso.
Com isso, será possível fazer o diagnóstico precoce de qualquer doença e orientar o tratamento mais adequado.
Para realizar o hemograma completo, você não precisa seguir o jejum obrigatório. Porém, recomendamos não ingerir alimentos nas últimas 4 horas anteriores ao exame. Outra recomendação é ficar 48 horas sem tomar bebidas alcoólicas antes do exame. Além disso, é importante evitar atividade física nas 24 horas anteriores. Pois, essas situações podem alterar o resultado.
Por fim, é importante destacar que o tempo de jejum pode variar a depender dos exames que o paciente irá realizar no mesmo dia. Por isso, é importante buscar orientação médica ou do laboratório sobre o jejum necessário para cada caso.
Para interpretar o hemograma, o médico normalmente considera os sintomas que a pessoa apresenta e o seu contexto. Além disso, caso outros exames tenham sido solicitados, esse profissional observará os seus resultados conjuntamente com o resultado do hemograma. Dessa forma, o médico poderá interpretar melhor qualquer alteração nos valores do resultado do hemograma completo. E, assim, utilizará informações mais completas para recomendar eventuais tratamentos ou medidas preventivas necessários para cada paciente.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Laboratório Santa Paula (@labosantapaula)