Laboratório Santa Paula

Testes RAST IgE: Por que são importantes e quando são recomendados?

  • 29/06/2023

Para detectar a presença de alergias, o Laboratório Santa Paula realiza exames laboratoriais RAST. A sigla se refere a testes “in vitro” que são utilizados para identificar a origem do processo alérgico, por meio da detecção de anticorpos IgE específicos, presentes na amostra analisada.

Os testes para quantificação de IgE específicos têm por finalidade identificar o(s) alérgeno(s) responsável(is) por manifestações clínicas de alergia: manifestações respiratórias, cutâneas, alimentares, e também hipersensibilidade a drogas. São ferramentas importantes utilizadas no auxílio do diagnóstico e do tratamento adequado de alergias, quando há história clínica sugestiva. O IgE específico pesquisa um único alérgeno, enquanto o IgE múltiplo constitui a pesquisa de diferentes alérgenos em conjunto.

O que é IgE?

A imunoglobulina E, ou IgE, é uma proteína presente em baixas concentrações no sangue e que é normalmente encontrada na superfície de algumas células do sangue, principalmente os basófilos e os mastócitos, por exemplo.

Por estar presente na superfície de basófilos e mastócitos, que são células que normalmente aparecem em maiores concentrações no sangue durante reações alérgicas, o IgE é geralmente relacionado a alergias, no entanto, sua concentração também pode estar aumentada no sangue devido a doenças causadas por parasitas e doenças crônicas, como a asma, por exemplo.

Como são realizados os exames?

A dosagem de IgE é feita a partir da análise de uma pequena amostra de sangue coletada no laboratório, não sendo necessário fazer jejum.

Realizamos testes para mais de 200 RAST alérgenos específicos. Conheça a lista completa aqui.

>> Com informações de: Imunoglobulina E (IgE): o que é e porque pode estar alta (tuasaude.com)