Aprenda como identificar os sinais do Norovírus e saiba mais sobre o diagnóstico dessa virose e medidas de prevenção da doença
Neste verão, vivemos em diferentes cidades do estado de São Paulo, especialmente no litoral paulista, um surto de casos de viroses e gastroenterites registrados em unidades de saúde.
O agente causador da virose que se tornou a mais frequente é o Norovírus. A infecção pode acontecer ao se ingerir água do mar e alimentos contaminados.
Esse vírus pode ser especialmente perigoso para crianças, idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas, pois apresenta alta contagiosidade.
A virose é qualquer doença que tem como agente causador um vírus, como o Norovírus, o Adenovírus, o Rotavírus, ou o Metapneumovírus, que podem causar gastroenterites em adultos e crianças.
Como se trata de uma gastroenterite, ou doença diarreica, o Norovírus causa náusea, vômito, diarreia, cólica abdominal e febre entre os seus principais sintomas.
Para se prevenir da doença, lave as mãos frequentemente e evite alimentos de procedência desconhecida. Também consuma apenas água filtrada e evite praias impróprias para banho. Além disso, mantenha-se hidratado sempre, com ou sem sintomas.
Caso perceba um ou mais sinais da doença, busque assistência médica para o diagnóstico correto.
Na rotina laboratorial, é possível realizar a pesquisa do Norovírus em uma amostra de fezes, por PCR. Isso, claro, sempre que seu médico recomendar o exame.
O Laboratório Santa Paula oferece um painel molecular de exames laboratoriais, pois são testes fundamentais para detectar agentes causadores de doenças diarreicas, como Norovírus, Rotavírus, Giardia, etc.
Os exames são realizados por PCR, biologia molecular. Desse modo, os testes possibilitam um diagnóstico preciso para as gastroenterites, sendo elas enfermidades que apresentam diarreia e náuseas entre suas principais manifestações.
Aos primeiros sintomas, busque assistência médica! Além disso, caso necessário, conte conosco para identificar com precisão, segurança e confiabilidade o agente causador do seu quadro de doença diarreica.
Cuide-se, hidrate-se! Lave as mãos e mantenha as medidas de cuidado, higiene e precaução recomendadas para evitar as doenças que têm sido recorrentes nesse verão.
Saiba mais no vídeo a seguir!